quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Assembléia na Carpintaria



Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para tirarem suas diferenças.

O Martelo exerceu a presidência, entretanto lhe foi notificado que teria que renunciar. Por quê? Perguntou o martelo. Fazia demasiado ruído! E também, passava o tempo golpeando. O Martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso. Disse que ele necessitava dar muitas voltas para que servisse para alguma coisa.

Ante ao ataque, o parafuso aceitou também, mas, por sua vez, pediu a expulsão da Lixa. Fez ver que era muito áspera em seu tratamento e sempre teria atritos com os demais.

A Lixa esteve de acordo, mas com a condição de que também fosse expulso o Metro, que sempre ficava medindo os demais segundo sua medida, como se fora o único perfeito.

Nisso entrou o Carpinteiro, pôs o avental e iniciou o seu trabalho. Utilizou o Martelo, a Lixa, o Metro e o parafuso. Finalmente, a grosseira madeira inicial se converteu em um lindo móvel.

Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia recomeçou a deliberação. Foi então que tomou a palavra o Serrote, e disse:

Senhores, se há demonstrado que todos temos defeitos, entretanto o carpinteiro trabalha com nossas qualidades. Isto é o que nos faz valiosos. Assim, não pensemos sobre nossos maus pontos, e nos concentremos na utilidade de nossos pontos bons.

A assembléia concordou, então, que o Martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a Lixa era especial para afinar e limar asperezas e observaram que o Metro era preciso, exato. Sentiram-se, então, como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria por poderem trabalhar juntos.

Ocorre o mesmo com os seres humanos. Observe e o comprovará. Quando em uma empresa as pessoas buscam pequenos defeitos nos demais, a situação se transforma em tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos demais, florescem as melhores conquistas humanas.

Temos grande habilidade de apontar o dedo e encontrar defeitos nos outros; Qualquer um pode fazer isto, Contudo, encontrar qualidades... Isto é para os sábios!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário