sábado, 28 de março de 2009
Próximo Encontro
sexta-feira, 27 de março de 2009
Diretoria e Conselheiros
Secretária e Tesoureira: Gisele Papa
Capelão: Valter Batista
Pastor da IASD de Campo Grande - MS: Paulo Rojaime
Conselheiros:
Abelhinhas
Helena Mourão
Sílvia Helena Santi Avila
Dayse Sacco
Luminares
Rosely Aparecida Girelli
Juliana Papa
Edificadores
Marianne Cravo
Edinéia Nantes
Maurício Yasunaka
*Classe de Golfinhos:
Magdalena Weck
Ione knoner
Raquel Coenes
Instrutor:
Caetano
quinta-feira, 26 de março de 2009
ESPECIALIDADES - LETRAS P,R,S,T,V
1 – Saber dizer as regras de segurança ao usar patins. Enumerar os cuidados que se deve ter com este tipo de equipamento.
2 – explicar, pelo menos, um jogo que seja praticado sobre patins.
3 – Demonstrar habilidades nas seguintes manobras:*Ficar em pé, parado, sobre patins, sem se apoiar em nada;*Deslocar-se para frente, a partir da posição anterior e parar sem se apoiar;*Desviar de obstáculos colocados em seu caminho, primeiro pelo lado direito e depois pelo lado esquerdo deles;*Mudar sua trajetória para 180 graus (meia volta) em relação ao seu deslocamento original. Esta conversão dever ser feita primeiro pela esquerda e depois pela direita;*Deslocar-se para trás, a partir da primeira posição aqui listada e parar sem se apoiar.
PIONEIROS DA IGREJA I
Branco / Atividades Espirituais
1 – Saber os nomes de cinco fundadores da Igreja Adventista Mundial e contar algo sobre vida missionária de cada um deles.
2 – Conhecer a história de, pelo menos, dois reformadores na idade média.
3 – Aprender um hino cristão antigo e saber cantá-lo de cor.
4 – Decorar Apocalipse 14:12.5 – Conhecer as seguintes informações sobre Ellen White:*Qual a idade em que recebeu a primeira visão;*Que problema de saúde teve na infância e influenciou toda sua vida;*Nome do seu marido;*Quantos filhos teve;*Quantos anos viveu.
PIONEIROS DA IGREJA II
Branco / Atividades Espirituais
1 – Saber os nomes de cinco pioneiros Adventistas que trabalharam (ou trabalham) em seu país. Contar algo sobre a vida missionária de cada um deles.
Branco / Atividades Espirituais
1 – Descrever as circunstâncias em que é formado um arco-íris e quais os elementos que o constituem.
Vermelho / Habilidades
SÁBIO MORDOMO
1 – Encontrar um texto na Bíblia que mostre a quem pertence tudo na Terra. Usar uma Concordância Bíblica.
SAÚDE
Vermelho / Habilidades
1 – Decorar I Cor. 6:19 e 20.
SEGURANÇA
Vermelho / Habilidades
1 – Assistir a um vídeo ou filme sobre segurança no lar. Explicar o que aprendeu.
2 – Com seus pais, fazer um plano de segurança, contra incêndio em casa.
3 – Aprender e praticar as instruções em caso de incêndio no lar, na escola e ambientes públicos.
4 – De acordo com as necessidades de sua região, praticar as instruções de segurança em caso de:*Vendaval, tempestades com ventania;*Furacão, tornado;*Inundação, enchente;*Erupção vulcânica;*Tempestades com trovões, relâmpagos e raios.
5 – Ser um "detetive" de segurança e prevenção de acidentes por uma semana.
6 – Fazer cartaz sobre segurança mostrando situações de perigo e o que fazer. Ou cartaz, sobre prevenção de acidentes, mostrando como evitar as situações de perigo.
7 – Participar de brincadeiras de segurança.
8 – Criar um projeto de educação de segurança na igreja ou escola.
SEGURANÇA NAS ESTRADAS
Vermelho / Habilidades
1 – Escutar a uma palestra de um guarda rodoviário ou de trânsito falando sobre segurança nas estradas ou nas ruas.
TEMPERANÇA
Branco / Atividades espirituais
1 – Ler e comentar sobre I Cor. 6:19, 20 e I Cor. 3:17.
VOLTA DE JESUS
Branco / Atividades Espirituais
1 – Saber localizar, na Bíblia, três promessas da segunda vinda de Jesus.
2 – Representar uma parábola bíblica sobre a segunda vida de Jesus.
ESPECIALIDADES - LETRAS M,N,O
Amarelo / Atividades Domésticas
1-Mencionar os quatro grupos básicos de alimentos e colecionar figuras de alimentos agrupados em cada um deles.
1 – Saber quais são as diretrizes que um cristão deve usar ao escolher músicas para ouvir e cantar.
Vermelho / Habilidades
1 – Aprender as sete regras de segurança na água.
NATAÇÃO II
1 – Ter a Especialidade de Natação I
OBSERVADOR
1 – Localizar, observar e identificar:*Quatro animais diferentes;*Quatro modelos diferentes de automóveis;*Dois tipos diferentes de aviões;*Quatro coisas diferentes da natureza vegetal;*Quatro aves diferentes.
ESPECIALIDADES - LETRAS H,J L
Amarelo / Atividades Domésticas
1 – Decorar Salmo 119:9.
JARDINEIRO
Amarelo / Atividades Domésticas
1 – Descrever as atividades de um jardineiro.
LAZER COM COSTURA
Amarelo / Atividades Domésticas
1 – Saber de que eram feitas as primeiras agulhas e linhas de costura manual.
LAZER COM PIPAS
Azul / Artes
1 – Fazer e lançar dois tipos diferentes de aviões de papel de papel, que aterrizem a uma distância superior a 3 metros.
LINGUAGEM DE SINAIS
Vermelho / Habilidades
1 – Aprender o alfabeto manual dos surdos-mudos e as suas regras gerais de comunicação
2 - Utilizar o alfabeto manual dos surdos-mudos para se comunicar com seus amiguinhos.
3 – Aprender os sinais para expressar pelo menos 50 palavras completas.
4 – Aprender e apresentar, na linguagem de sinais, pelo menos um ou dois cânticos religiosos.
5 – Expressar, em sinais, um verso da Bíblia.
ESPECIALIDADES - LETRAS E,F,G
1 – Pesquisar o lugar onde você mora, e contar suas descobertas na reunião do Clube:*As causas da contaminação ambiental, como e porque surgiram;*Explicar maneiras de evitá-las;*Explicar o processo da água na natureza e como pode ser evitada a sua contaminação;*Quais os perigos da má qualidade do ar.
EXELÊNCIA NA LEITURA
Vermelho / Habilidades
1 – O Aventureiro deve ler dois livros que não foram lidos antes, escolhendo dentro das seguintes categorias:*Natureza;*Missões ou biografias de missionários;*Livros históricos da Bíblia, como Ester, Jonas, Rute, etc.
EXCURSIONISMO PEDESTRE
Vermelho / Habilidades
FLORES
1 – Dar o nome de cinco flores mencionadas na Bíblia.
GEÓLOGO
Verde / Natureza
1 – Descrever as atividades de um geólogo.
Vermelho / Habilidades
1 – Ter a especialidade de Cultura Física.
Vermelho / Habilidades
1- Descrever o que faz um guia.
quarta-feira, 25 de março de 2009
ESPECIALIDADES - LETRAS B e C
Branco / Atividades Espirituais
1 – Possuir um bíblia, identificada com seu nome.
2 – Falar sobre o respeito que se deve ter pela Bíblia e como manuseá-la adequadamente.
3 – Dizer os nomes do primeiro e do último livro da Bíblia e quem os escreveu.
4 – Contar ou representar as seguintes histórias ou doutrinas bíblicas:*A criação;*Começo do pecado e da tristeza;*Jesus me ama hoje;*Jesus vem outra vez.
5 – Encontrar, ler e explicar três dos seguintes versos, que tratam do amor de Jesus:*João 3:16;*Salmo 91:11;*João 14:3;*Salmo 23:1;*Outro, a sua escolha.
6 – Fazer objetos e roupas típicas para representar uma história ou parábola da Bíblia.
7 – Usar uma caixa de areia com figurar ou um flanelógrafo para contar uma história bíblica de sua escolha.
BÍBLIA II
Branco / Atividades Espirituais
1 – Ter a especialidade de Bíblia I.
CARPINTEIRO
1 – Explicar o que o carpinteiro faz.
1 – Explicar o uso dos diferentes tipos de cesta.
CICLISTA
Vermelho / Habilidades
1 – Ter a especialidade de Segurança no Trânsito.
Vermelho / Habilidades
1 – Explicar o que faz um colecionador.
COMPUTADORES
Vermelho / Habilidades
1 – Explicar o propósito de cada componente:*Sistema de computação;*Monitor / tela;*"Mouse";*Teclado;*Processador central;*Disco rígido;*"Scanner";*"CD ROM";*"Modem";*Impressora;*Placa de rede;*Disquete.
1 – Explicar o que é cortesia e o que significa ser cotes.
Azul / Artes
1 – Explicar o que um crítico de mídia faz. Dar quatro exemplos.
CULTURA FÍSICA
Vermelho / Habilidades
1 – Enumerar, pelo menos, quatro coisas que contribuem para a cultura física.
segunda-feira, 23 de março de 2009
Socorro! É impossível educar meu filho.
Mediante as dificuldades cotidianas de se educar os filhos, vê-se a necessidade de agir com maior rigor, utilizando-se de um planejamento a ser compreendido e discutido entre todos aqueles que convivem com as crianças. É importante criar um método que ajude no processo educacional dos filhos. Não obstante, agir organizadamente traz mais harmonia para dentro dos lares, além de gerar a gostosa sensação de se estar cumprindo a vital missão: educar o ser humano para uma vida mais plena.
Faz-se necessária a lembrança de que a educação infantil deve acontecer em casa, e que à escola compete a formação acadêmica, acrescida de alguns valores. Portanto, é um casamento de forças educacionais e não um jogo de empurra-empurra, no qual a criança deixa de ser educada e de quebra sente-se um transtorno. A educação leva tempo, não ocorre da noite para o dia. Ela é um processo. Não somos máquinas programáveis, somos gente, que necessita de desenvolvimento e maturidade para tornar a vida melhor.
Os últimos tempos têm dado amostras de resultados desastrosos de uma educação com baixos limites em sua estrutura, além da bola-de-neve dos relacionamentos ruins que são desenvolvidos, parte como conseqüência deste equívoco. Contudo, a natureza é especial, e as possibilidades favoráveis são ilimitadas. Para aqueles que despertam com nova esperança em seus corações, encontrarão força para fazer a diferença, de seu jeito particular, próprio de cada família.
Destacam-se alguns pontos-chave no processo de educação. Eles determinam o grau de êxito em cada caso. São o sacrifício, acordo, objetivos, conhecimento, paciência, firmeza e perseverança. Acrescente outros itens que desejar e melhore ainda mais este encontro de boa vontade na educação dos filhos.
1. SACRIFÍCIO: A tarefa da Educação requer sacrifícios como o da paciência, perseverança e firmeza. Tudo tem um preço na vida. Compreender o resultado do sacrifício ajuda a tornar o custo mais leve. Há tempos as pessoas evitam os sacrifícios, cujo termo significa: privação de coisa apreciada.
2. ACORDO: Todos os cuidadores precisam conhecer e estar de acordo, e agir em parceria. Assim, a força estará concentrada na união e na aprovação sobre a forma de se educar, em comum acordo. A criança percebe o conjunto coerente.
3. OBJETIVOS: Estas tarefas de Educação visam a educar a criança e, conseqüentemente, trazem mais harmonia para o lar. Todos devem ter conhecimento acerca do que se pretende com a educação.
4. CONHECIMENTO: A criança, a partir de 2 anos de idade aproximadamente, testará e contestará os pais, utilizando-se da famosa birra (choro, esperneação, etc) como instrumento para esta finalidade “Quem não chora, não mama”.
5. PACIÊNCIA: Sem a paciência desistimos de nossos projetos, com ela, nos alimentamos diariamente, dando forças para a firmeza.
6. FIRMEZA: Manter a prática firme da educação e criar o seu hábito levam a consistência e a segurança da criança. Lembre-se que o tempo gera o hábito. O hábito gera economia.
7. PERSEVERANÇA: No dia.a.dia é que se constrói a educação, portanto, a sua manutenção persistente é fundamental. A constância permite um resultado bem melhor.
Vale lembrar a questão humana presente na vida familiar: o quanto se está envolvido com os filhos e as influências causadas nos pais em virtude de seus comportamentos. Ou seja, tolera-se ou não certos comportamentos infantis de acordo com algumas experiências passadas dos pais, tais como o choro, as dificuldades, etc. Os pais podem estar “cegos” mediante certos comportamentos dos filhos. A história de vida é singular. Cada um tem a sua, inclusive a criança. Misturar as estações só dificultará o processo educacional, e de convivência. Não é tarefa fácil, todavia vale a pena.
Outra questão é o sentimento de culpa é comum nos pais, em virtude do pouco tempo que passam juntos com os seus filhos, pelo baixo ânimo e paciência que oferecem após um dia de exaustivo trabalho, além do acúmulo de noites mal dormidas, etc. No entanto, a culpa apenas dificulta a educação, diminuindo as chances de se praticar o que é necessário. Os pais acabam invertendo as prioridades, dão o que não deve, a exemplo dos presentes. Não compre os filhos com coisas, compartilhe educação.
Algumas regras colaboram no processo da educação infantil:
1. Estar disposto a certos sacrifícios.
2. Manter comunicação constante. As conversas fazem parte da educação.
3. Não atender as birras, mas aos pedidos.
4. Expor à criança que só será atendida se pedir em tom de voz normal.
5. Evite usar os personagens de televisão para amedrontar ou punir os filhos, faz mais sentido alegar que são os pais ou cuidadores que estão educando.
6. Não voltar atrás.
7. Oferecer algum tempo diário para se dedicar aos filhos, carinho, brincadeiras, etc.
8. Evite a contradição entre o que é dito pelos pais. A criança se sente confusa e dividida.
9. Os pais são o modelo a ser seguido. Pense que tipo de modelo é o seu.
10. Não acredite que o tempo, por si só, dará jeito na situação. Não haveria sentido em existir a educação.
O pedido de socorro emitido pelos pais é compreensível, porém, a criança também grita por ajuda. A birra é uma forma de saciar os prazeres infantis, entretanto, quando atendida, ela agrada e ao mesmo tempo gera um mal estar na criança, que precisa de educação. Quando nos sentimos sem apoio (limites), a angústia é a sensação que expressa tais circunstâncias. O sacrifício de manter a educação é a luta diária que cabe aos pais, e que tem como recompensa a boa formação. Sacrifício requer uma cota de entrega. Em Efésios 5:2, temos: “e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave”.
Pense profundamente sobre a entrega que deseja empreender. O método que persiste é aliviado pelo tempo. A criança aprende e cria os seus mecanismos próprios. Creia nela e em suas possibilidades de educação.
Retirado do site http://www.cadadia.net/
Fonte: Armando Correa de Siqueira Neto é psicólogo, professor e mestre em Liderança. Co–autor dos livros Gigantes da Motivação, Gigantes da Liderança e Educação
domingo, 22 de março de 2009
ESPECIALIDADES - LETRA A
ACAMPANTE
Vermelho / Habilidades
1 - Acampar, pelo menos, uma noite, e dedicar tempo para desfrutar da natureza (árvores, flores, estrelas, pássaros, insetos, etc.), em um acampamento diferente do utilizado para cumprir o requisito 2.
2 - Acampando com o restante do Clube ou com a família, ajudar a montar, desmontar e limpar uma barraca e dormir nela todas as noites. Este acampamento deve ser realizado em data diferente do utilizado para cumprir o requisito 1.
3 - Saber indicar os pontos cardeais, orientando-se pelos corpos celestes.
4 - Conhecer as regras de segurança para acampar e para fogueiras.
5 - Ajudado por um adulto, fazer uma fogueira ao ar livre.
6 - Ajudar um adulto a preparar uma refeição na fogueira (ou num fogão a lenha) e comer do alimento que preparou
AMIGO DE JESUS
Branco / Atividades Espirituais
1 – Contar a um amigo sobre Jesus e quão bom Ele é para você, apresentando, em seguida, por escrito, o nome do amigo, o que você falou e qual a reação dele.
2 – Convidar um amigo para ir, com você, assistir sua Escola Sabatina na igreja.
3 – Junto com um adulto, preparar uma pequena mensagem ou uma oração escrita para apresentar na sua classe de Escola Sabatina, reunião do Clube ou na escola.
4 – Visitar uma pessoa inválida ou idosa, de sua comunidade, para animá-la. Levar um cartão ou desenho feito por você.
5 – Dizer porque se deve tratar bem os animais.
6 – Assistir um batismo e explicar o que significa.
7 – Explicar o que significa ser amigo de Jesus e indicar cinco amigos de Jesus, mencionados na Bíblia.
8 – Saber (e fazer) as orações para refeições e antes de dormir.
9 – Ser amável e bondoso com sua família e amigos.
10 – Participar de um projeto de limpeza na comunidade.
11 – Participar de 3 atividades missionárias (inclusive recolta).
ATLETA
Vermelho / Habilidades
1 – Aprender sobre os Jogos Olímpicos da antigüidade e modernos. Contar a história de um herói olímpico moderno e de um herói olímpico da antigüidade.
2 – Apresentar o local e o ano das últimas cinco olimpíadas.
3 – Participar de uma prova típica das olimpíadas modernas, em um evento organizado por um órgão público, escola, Clube desportivo, academia, Clube, etc.
4 – Decorar II Tim. 4:7.
5 – Conhecer a história de pelo menos dois "atletas" bíblicos famosos, cujas habilidades seriam úteis nas olimpíadas de hoje.
6 – Conte para seu pai, mãe ou professor sobre o significado do texto de I Cor. 9:24-26.
7 – Explicar o que significam os cinco anéis do logotipo oficial dos jogos olímpicos.
AJUDANTE DO LAR
Amarelo / Atividades Domésticas
1 - Ajudar na realização de duas das seguintes tarefas domésticas, em pelo menos 3 datas diferentes:
Lavar roupa;
Preparar uma refeição;
Comprar alimentos;
Lavar louça.
2 - Arrumar sua cama e ajudar a limpar seu quarto por três semanas seguintes.
3 - Demonstrar habilidades em fazer duas das seguintes atividades:
a-Aspirar, sacudir ou limpar um tapete;
b-Tirar o pó dos móveis sem deixar cair objetos;
c-Varrer ou "passar pano" no chão.
4 - Levar o lixo para fora de casa por uma semana, separando os materiais recicláveis em embalagens identificadas e destinadas à coleta seletiva de lixo.
5 - Explicar como se faz o seguinte:
*Limpar os umbrais das janelas;
*Limpar teias de aranha do teto;
*Limpar os vidros das janelas;
*Lustrar objetos de madeira ou polir metais.
6 - Realizar uma das tarefas listadas no requisito anterior.