sábado, 28 de março de 2009

Nossa Maior Esperança


Próximo Encontro




Atenção, Aventureiros!
Nossa próxima reunião acontecerá dia 29/03 (domingo).
Teremos palestra sobre a especialidade Segurança nas Estradas e deveremos trajar o nosso uniforme de gala.
Não falte!!! Vai ser muito legal!

sexta-feira, 27 de março de 2009

Solidariedade


Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut
Gifs, Flash e vídeos para seu Orkut = www.animaorkut.net

Diretoria e Conselheiros

Diretora: Marcia Knapik Batista

Secretária e Tesoureira: Gisele Papa

Capelão: Valter Batista

Pastor da IASD de Campo Grande - MS: Paulo Rojaime

Conselheiros:



Abelhinhas

Helena Mourão

Sílvia Helena Santi Avila

Dayse Sacco




Luminares

Rosely Aparecida Girelli

Juliana Papa


Edificadores

Marianne Cravo

Edinéia Nantes



Mãos Ajudadoras


Maurício Yasunaka



*Classe de Golfinhos:

Magdalena Weck

Ione knoner

Raquel Coenes


Instrutor:

Caetano

quinta-feira, 26 de março de 2009

Jesus em 1ºlugar!


Vencedor Cada Dia

Hino dos Aventureiros

Bandeira do Clube de Aventureiros


ESPECIALIDADES - LETRAS P,R,S,T,V

PATINAÇÃO

Vermelho / Habilidades
1 – Saber dizer as regras de segurança ao usar patins. Enumerar os cuidados que se deve ter com este tipo de equipamento.

2 – explicar, pelo menos, um jogo que seja praticado sobre patins.

3 – Demonstrar habilidades nas seguintes manobras:*Ficar em pé, parado, sobre patins, sem se apoiar em nada;*Deslocar-se para frente, a partir da posição anterior e parar sem se apoiar;*Desviar de obstáculos colocados em seu caminho, primeiro pelo lado direito e depois pelo lado esquerdo deles;*Mudar sua trajetória para 180 graus (meia volta) em relação ao seu deslocamento original. Esta conversão dever ser feita primeiro pela esquerda e depois pela direita;*Deslocar-se para trás, a partir da primeira posição aqui listada e parar sem se apoiar.


PIONEIROS DA IGREJA I


Branco / Atividades Espirituais

1 – Saber os nomes de cinco fundadores da Igreja Adventista Mundial e contar algo sobre vida missionária de cada um deles.

2 – Conhecer a história de, pelo menos, dois reformadores na idade média.

3 – Aprender um hino cristão antigo e saber cantá-lo de cor.

4 – Decorar Apocalipse 14:12.5 – Conhecer as seguintes informações sobre Ellen White:*Qual a idade em que recebeu a primeira visão;*Que problema de saúde teve na infância e influenciou toda sua vida;*Nome do seu marido;*Quantos filhos teve;*Quantos anos viveu.


PIONEIROS DA IGREJA II

Branco / Atividades Espirituais

1 – Saber os nomes de cinco pioneiros Adventistas que trabalharam (ou trabalham) em seu país. Contar algo sobre a vida missionária de cada um deles.
2 – Saber o nome de, pelo menos, cinco ex-pastores de sua igreja ou distrito.
3 – Aprender um hino Adventista antigo e saber cantá-lo de cor.
4 – Conhecer o nome de cinco livros de Ellen White publicados em sua língua.
5 – Conhecer a história de sua igreja:*Como foi fundada;*Nome de dois pioneiros;*Há quanto tempo se reúne no local atual;*Como foi fundada.
PROMESSAS BÍBLICAS

Branco / Atividades Espirituais

1 – Descrever as circunstâncias em que é formado um arco-íris e quais os elementos que o constituem.
2 – Saber contar a história do primeiro arco-íris, como narrada em Gênesis 9:8-17.
3 – Aprender o significado da palavra "pacto" e relacionar pelo menos cinco sinônimos desta palavra.
4 – Encontrar na Bíblia outras duas promessas divinas que, semelhantes ao arco-íris, garantem a proteção divina.
5 – Desenhar um arco-íris, contendo as cores corretas.
6 – Apresentar, pelo menos, três promessas feitas
por Cristo quando esteve na Terra.
7 – Explicar que promessas Deus fez a Josué quando ele começou a liderar Israel (Josué 1) e como elas servem para você hoje.
REPÓRTER

Vermelho / Habilidades
1 – Contar aos seus pais como foi realizada uma atividade do Clube ou da Unidade, utilizando as palavras apropriadas.
2 – Fazer uma notícia sobre um programa especial realizado por seu Clube ou Igreja.
3 – Preparar uma pesquisa sobre um tema especial de seu interesse.
4 – Ajudar a preparar a propaganda de
um Culto JA ou atividade especial do Clube de Aventureiros.
5 – Entrevistar com, pelo menos, cinco perguntas, profissionais que trabalhem em áreas diferentes.
6 – Fazer uma coleção de, pelo menos, 10 artigos ou notícias que tenham ligação com religião.


SÁBIO MORDOMO


Branco / Atividades Espirituais
1 – Encontrar um texto na Bíblia que mostre a quem pertence tudo na Terra. Usar uma Concordância Bíblica.
2 – Descrever um mordomo sábio.
3 – Encontrar, ler e explicar Malaquias 3:8 a 10.
4 – Preencher seu próprio envelope de dízimos e ofertas e entregá-lo a Deus, durante o momento das ofertas, na igreja.
5 – Fazer e decorar um recipiente especial para guardar seu dinheiro para gastos, para poupar e para os dízimos e ofertas. Aprender a registrar o que recebe e calcular os dízimos e ofertas.
6 – Fazer um cartaz mostrando algumas das coisas para as quais sua oferta é usada.
7 – Ler a história bíblica da viúva e sua pequena oferta.
8 – Dizer como e porque o mordomo sábio cuidará de seus pertences.


SAÚDE


Vermelho / Habilidades
1 – Decorar I Cor. 6:19 e 20.
2 – Descrever uma alimentação adequada e enumerar os grupos alimentares básicos.
3 – Explicar porque seu corpo precisa de exercícios.
4 – Registrar as horas que dorme, e dizer porque precisa de descanso.
5 – Explicar porque seu corpo precisa de ar fresco e da luz do sol.
6 – Explicar porque a água é importante para o seu corpo, e dizer quantos copos de água deve tomar cada dia.
7 – Descrever e demonstrar como se faz uma boa higiene dental.
8 – Mencionar três coisas nocivas que destroem sua saúde.
9 – Participar dos exercícios físicos do Clube dos Aventureiros ou em outros lugares.


SEGURANÇA


Vermelho / Habilidades
1 – Assistir a um vídeo ou filme sobre segurança no lar. Explicar o que aprendeu.

2 – Com seus pais, fazer um plano de segurança, contra incêndio em casa.

3 – Aprender e praticar as instruções em caso de incêndio no lar, na escola e ambientes públicos.

4 – De acordo com as necessidades de sua região, praticar as instruções de segurança em caso de:*Vendaval, tempestades com ventania;*Furacão, tornado;*Inundação, enchente;*Erupção vulcânica;*Tempestades com trovões, relâmpagos e raios.

5 – Ser um "detetive" de segurança e prevenção de acidentes por uma semana.

6 – Fazer cartaz sobre segurança mostrando situações de perigo e o que fazer. Ou cartaz, sobre prevenção de acidentes, mostrando como evitar as situações de perigo.

7 – Participar de brincadeiras de segurança.

8 – Criar um projeto de educação de segurança na igreja ou escola.


SEGURANÇA NAS ESTRADAS


Vermelho / Habilidades
1 – Escutar a uma palestra de um guarda rodoviário ou de trânsito falando sobre segurança nas estradas ou nas ruas.
2 – Identificar e explicar 10 dos sinais de trânsito urbano e de estradas mais usadas.
3 – Dizer quando, como e onde é seguro atravessar:*Uma rua;*Uma estrada.
4 – Dar as regras de segurança nas estradas para:*Caminhar ao longo de uma estrada, tanto sozinho como em grupo;*Andar de bicicleta;*Andar de carro.
5 – Explicar porque usar o cinto de segurança quando se anda de carro.
6 – Brincar com um jogo de segurança.

TEMPERANÇA


Branco / Atividades espirituais
1 – Ler e comentar sobre I Cor. 6:19, 20 e I Cor. 3:17.
2 – Explicar o que é temperança, porque é bom ser temperante e o que é abuso de "drogas", vício e abstenção.
3 – Através de um filme, vídeo ou conversa com uma enfermeira, médico ou outro adulto, aprender sobre o uso e os efeitos do cigarro, álcool e drogas.
4 – Entrevistar, acompanhado de um adulto, parentes ou pessoas conhecidas que fumam, bebem bebidas alcoólicas, ou já usaram drogas. Explicar porque é mais sábio não seguir o exemplo dessas pessoas.
5 – Participar de uma dramatização ou representação (junto com seus colegas) mostrando porque vale a pena dizer não às drogas.
6 – Fazer um cartaz mostrando os perigos dos vícios.
7 – Entrevistar duas pessoas que você sabe que vivem muito felizes e saudáveis sem usar cigarro, álcool ou drogas. Se você conseguir descobrir algum atleta de êxito, em sua região, inclua-o em suas entrevistas. Explicar porque é mais sábio seguir o exemplo dessas pessoas.


VOLTA DE JESUS

Branco / Atividades Espirituais
1 – Saber localizar, na Bíblia, três promessas da segunda vinda de Jesus.

2 – Representar uma parábola bíblica sobre a segunda vida de Jesus.

3 – Fazer uma lista dos sinais da proximidade da segunda vinda de Cristo, encontrados em Mateus 24:3-14.
4 – Estudar a história da ascensão de Jesus ao Céu, depois de Sua ressurreição. Em seguida, fazer uma lista das semelhanças, e diferenças entre este evento e a Sua segunda vinda.
5 – Copiar, da Bíblia, a descrição da Nova Jerusalém, sublinhando as palavras desconhecidas para você. Em seguida, procurar o significado destas palavras juntamente com um adulto, em um dicionário ou dicionário bíblico.
6 – Decorar João 1:1-3.

ESPECIALIDADES - LETRAS M,N,O



MESTRE CUCA

Amarelo / Atividades Domésticas
1-Mencionar os quatro grupos básicos de alimentos e colecionar figuras de alimentos agrupados em cada um deles.
2 – Descrever um cardápio diário completo e balanceado, composto dos alimentos mais adequados a cada refeição.
3 – Ajudar e preparar e servir uma refeição com pelo menos quatro pratos diferentes.
4 – Preparar (sozinho) dois tipos de sanduíches.
5 – Preparar (sozinho) duas saladas diferentes.
6 – Ajudar e preparar o lanche para um piquenique da família ou do Clube, e aprender a acondicionar e transportar os alimentos. (Os quatro grupos básicos devem estar representados).


MUSICISTA

Azul / Artes
1 – Saber quais são as diretrizes que um cristão deve usar ao escolher músicas para ouvir e cantar.
2 – Identificar seis instrumentos musicais:*Visualmente;*Através do som que eles emitem.
3 – Montar um álbum ou fazer um cartaz com instrumentos musicais.
4 – Saber o nome de três instrumentos musicais mencionados na Bíblia.
5 – Tocar em um programa do Clube ou igreja, uma música no instrumento que estiver estudando; ou cantar um solo.
6 – Participar eu um grupo de cantores, apresentando duas músicas em uma programação especial.
7 - Assistir a um concerto, recital ou apresentação especial de um instrumentista ou grupo instrumental.

NATAÇÃO I



Vermelho / Habilidades
1 – Aprender as sete regras de segurança na água.
2 – Com sua cabeça sob a água, segurar a respiração por cinco segundo.
3 – Pegar algo no fundo da piscina.
4 – Brincar de "pegador" ou de bola do lado raso da piscina ou tanque.
5 – Demonstrar corretamente os movimentos das pernas como preparatório para nadar.
6 – Saber quando e onde é possível nadar sem perigo.

NATAÇÃO II

Vermelho / Habilidades
1 – Ter a Especialidade de Natação I
2 – Revisar e ampliar o tema "regras de segurança na água".
3 – Mergulhar na água e pegar dois objetos no fundo da parte mais rasa da piscina.
4 – Prender a respiração dentro da água, na parte rasa da piscina.
5 – Deslocar-se na água "apoiado" em uma bola.
6 – Mencionar três coisas a fazer para ajudar alguém que está se afogando.
7 – Ver um vídeo ou ler um livro sobre natação.

OBSERVADOR


Vermelho / Habilidades
1 – Localizar, observar e identificar:*Quatro animais diferentes;*Quatro modelos diferentes de automóveis;*Dois tipos diferentes de aviões;*Quatro coisas diferentes da natureza vegetal;*Quatro aves diferentes.
2 – Observar as seguintes pessoas em seu uniforme profissional e o trabalho que fazem:*Policial;*Bombeiro;*Enfermeiro;*Carteiro;*Motorista;*Guarda de trânsito.
3 – Depois de observar sua casa e os prédios da Escola ou da Igreja, indicar maneiras de como podem ser melhorados, e qual seria sua participação nestes melhoramentos.
4 – Fazer um desenho ou descrição do espaço que você ocupa em casa e do local em que guarda suas coisas, colocando a data de sua confecção. (Guardar eu uma pasta). Depois disso, executar melhorias na aparência e limpeza deste local, fazendo um segundo desenho ou descrição, sem ver o primeiro trabalho. Ao fim, comparar ambos os trabalhos, ressaltando as diferenças observadas entre um e outro.
5 – Decorar uma coleção desconhecida de objetos, visualizando-os por um ou dois minutos. Depois enumerá-los, em ordem, mas sem vê-los.

ESPECIALIDADES - LETRAS H,J L



HIGIENE

Amarelo / Atividades Domésticas
1 – Decorar Salmo 119:9.
2 – Quais os cuidados de higiene que devemos ter com:*As unhas das mãos;*As unhas dos pés;*Os dedos dos pés;*As orelhas;*O nariz;*Os cabelos;*A pele;*As partes íntimas.
3 – Apresente três importantes ocasiões em que devemos lavar as mãos.
4 – Demonstre a técnica adequada para escovar os dentes, as gengivas e a língua. Demonstrar como utilizar um fio dental.
5 – Demonstrar o modo mais adequado para tomar banho.
6 – Saber quantos copos de água deve tomar por dia e porque isso é tão importante.
7 – Indicar quais os cuidados para manter roupas e sapatos limpos e em bom estado de conservação.

JARDINEIRO

Amarelo / Atividades Domésticas
1 – Descrever as atividades de um jardineiro.
2 – Mencionar três diferentes tipos de cultura agrícola e descrever o que cresce em cada uma.
3 – Descobrir três jardins mencionados na Bíblia e memorizar o livro, capítulo e versículo em que se encontram.
4 – Mencionar pelo menos cinco ferramentas de jardinagem.
5 – Demonstrar que sabe usar, cuidar e limpar essas ferramentas em uma atividade prática no jardim.
6 – Fazer três das seguintes atividades de jardinagem, num canteiro, vaso, caixa, xaxim ou lata:*Preparar a terra;*Adubar;*Semear;*Plantar e transplantar;*Regar;*Remover ervas daninhas.

LAZER COM COSTURA

Amarelo / Atividades Domésticas
1 – Saber de que eram feitas as primeiras agulhas e linhas de costura manual.
2 – Aprender sobre a invenção das máquinas de costura.
3 – Demonstrar como colocar linha na agulha. A seguir fazer um nó, para costurar com linha dupla e com linha simples.
4 – Pregar 7 botões, num mesmo tecido, sem esquecer de fazer o arremate. Deve haver pelo menos um botão de cada um dos seguintes:*Botão de uma casa;*Botão de duas casas;*Botão de quatro casas.
5 – Fazer uma bolsa ou almofada recheada de feijão, areia ou outro material miúdo.
6 – Unir pedaços de tecido, para fazer uma capa para um brinquedo ou objeto. Pode ser uma roupa para bonecas. Devem ser usados, pelo menos, dois tipos de pontos diferentes.
7 – Planejar e realizar alguma atividade inspirada na leitura da história relatada em Atos 9:36-41.

LAZER COM PIPAS

Azul / Artes
1 – Fazer e lançar dois tipos diferentes de aviões de papel de papel, que aterrizem a uma distância superior a 3 metros.
2 – Fazer e empinar dois tipos diferentes de pipas ou papagaio com armação rígida (varetas).
3 – Explicar regras de segurança para brincar com pipas:*Antes de colocá-los no ar;*Enquanto as está colocando no ar;*Quando elas já estão voando;*Para recolhê-las;*Quando uma outra pessoa (e não você) está no controle delas.
4 – Descrever quatro tipos de animais voadores, que voam de maneiras diferentes entre si.
5 – Fazer um desenho do seu animal voador preferido.
6 – Procurar e encontrar, na Bíblia, textos sobre anjos voando.
7 – Pesquisar sobre a história e os pioneiros da aviação.8 – Apresentar, pelo menos, quatro maneiras diferentes de voar, inventadas ou descobertas pelo homem.

LINGUAGEM DE SINAIS



Vermelho / Habilidades
1 – Aprender o alfabeto manual dos surdos-mudos e as suas regras gerais de comunicação

2 - Utilizar o alfabeto manual dos surdos-mudos para se comunicar com seus amiguinhos.

3 – Aprender os sinais para expressar pelo menos 50 palavras completas.

4 – Aprender e apresentar, na linguagem de sinais, pelo menos um ou dois cânticos religiosos.

5 – Expressar, em sinais, um verso da Bíblia.

ESPECIALIDADES - LETRAS E,F,G

ECOLOGIA
Verde / Natureza
1 – Pesquisar o lugar onde você mora, e contar suas descobertas na reunião do Clube:*As causas da contaminação ambiental, como e porque surgiram;*Explicar maneiras de evitá-las;*Explicar o processo da água na natureza e como pode ser evitada a sua contaminação;*Quais os perigos da má qualidade do ar.
2 – Mencionar três animais que estão em perigo de extinção e explicar as razões.
3 – Mencionar três aves que estão em perigo de extinção e explicar como se pode ajudar a protegê-las.
4 – Estudar sobre as árvores que estão em perigo de extinção na sua cidade ou estado. Plantar ou cuidar de uma árvore.
5 – Participar de uma das seguintes atividades da comunidade para ajudar a limpar o ambiente:*Limpeza de um local público;*Plantação de árvores em um local público;*Campanha de preservação da natureza.
6 – Repetir Gênesis 1:26. Explicar nossa função em proteger a vida silvestre.
7 – Com seu grupo ajudar a recolher papéis jogados na praça ou rua da frente da sua igreja, ou da sua escola.
8 – Ajudar a recolher papéis, latas ou outros materiais recicláveis.



EXELÊNCIA NA LEITURA

Vermelho / Habilidades
1 – O Aventureiro deve ler dois livros que não foram lidos antes, escolhendo dentro das seguintes categorias:*Natureza;*Missões ou biografias de missionários;*Livros históricos da Bíblia, como Ester, Jonas, Rute, etc.


EXCURSIONISMO PEDESTRE

Vermelho / Habilidades
1 – Aprender as regras áureas numa caminhada:*Nunca arrancar plantas vivas;*Não remover qualquer tipo de placa ou sinalização;*Ficar fora de propriedades delimitadas com "não ultrapasse";*Pedir permissão antes de fazer caminhada em propriedade particular;*Não jogar lixo;*Sempre caminhar acompanhado;*Sempre levar água consigo;*Usar calçados e roupas apropriadas;*Observar e fazer marcas por onde está indo pra não se perder;*Nunca cortar árvores ou galhos;*Sempre caminhar do lado esquerdo de rodovias e estradas.
2 – Fazer uma caminhada pela natureza, colecionando coisas interessantes como:*Uma folha (explique porque a preferiu);*Uma pena (descubra de que ave é);*Uma pedra (aprenda de que tipo é);*Uma semente (identifique de que planta vem).
3 – Fazer outra caminhada, ao qual haja um local para piquenique e brincadeiras.
4 – Participar de outra caminhada, liderada pelo Conselheiro de sua Unidade. Durante a excursão, participar em um safári do alfabeto, onde cada participante anota objetos da natureza, um para cada letra do alfabeto. Exemplo: A = Areia;B = Botão de flor; C = Cascalho; D = Dente de leão; E = Erva; F = Folha; G = Galhinho;H = Haste; etc
5 – Fazer uma caminhada longa, em que haja, pelo menos, duas paradas para descanso, sem pernoite.
6 – Preparar um trabalho escrito sobre as caminhadas de que participou, ao cumprir a especialidade.

FLORES
Verde / Natureza
1 – Dar o nome de cinco flores mencionadas na Bíblia.
2 – Identificar as dez flores:*Narciso;*Margarida;*Gerânio;*Tulipa;*Violeta;*Crisântemo;*Rosa;*Cravo;*Gladíolo;
4Cultivar uma flor, desde o plantio até a floração.
5 – Fazer um marca página com flores secas.
6 – Fazer um arranjo de flores silvestres e oferecê-lo a alguém.

GEÓLOGO


Verde / Natureza
1 – Descrever as atividades de um geólogo.
2 – Recitar, de cor, um texto bíblico que mencione rochas ou minerais. Contar uma história da Bíblia onde aparece o uso de pedras, rochas ou outro elemento geológico.
3 – Construir um filtro natural para água, utilizando terra, areia, cascalho, pedra e carvão vegetal.
4 – Fazer um trabalho artístico com pedra, cristais ou areia colorida.
5 – Fazer uma coleção de pedras (no mínimo cinco diferentes entre si), identificando-as pelo nome.
6 – Fazer uma coleção de solos ou areias diferentes entre si, e explicar de onde elas vieram e como as conseguiu.
7 – Ler Apocalipse 21 e procurar fotos, ilustrações ou exemplares das pedras preciosas mencionadas no texto.
8 – Aprender sobre as camadas que formam o globo terrestre e explicar a existência e o funcionamento dos vulcões.
9 – Saber algo sobre os seguintes minerais, úteis para o dia-a-dia do homem:*Petróleo;*Gesso;*Giz;*Calcário;*Quartzo.


GINASTA




Vermelho / Habilidades
1 – Ter a especialidade de Cultura Física.
2 – Conhecer e fazer, pelo menos, cinco diferentes tipos de exercícios de aquecimento.
3 – Dirigir os exercícios de aquecimento e alongamento de sua Unidade em, pelo menos, três ocasiões diferentes.
4 – Fazer, com precisão, os seguintes movimentos:*Rolar (lateralmente) no chão;*Dar voltas laterais (sobre pés e mãos) – ("estrela");*Fazer cambalhotas;*Dois diferentes tipos de salto;*Ficar de ponta cabeça apoiado nas mãos;*Caminhar sobre uma trave ida e volta.
5 – Participar de uma prova física compatível com você, promovida pelo Clube ou município.

GUIA


Vermelho / Habilidades
1- Descrever o que faz um guia.
2 – Saber orientar alguém para ir aos seguintes lugares:*Agência dos Correios;*Praça ou parque público;*Supermercado, padaria, armazém ou outro estabelecimento comercial próximo de sua casa;*Delegacia de polícia do bairro ou cidade;*Igreja que freqüenta;*Escola que freqüenta.
3 – Saber seguir um mapa ou lista de instruções para chegar a um local desconhecido, em companhia de seu Conselheiro ou avaliador.
4 – Fazer um mapa ou dar, a alguém, instruções de como chegar até a sua casa.
5 – Demonstrar como pedir informações e enumerar as pessoas para quem se pode pedi-las sem correr riscos.
6 – Visitar com seu Clube (ou sua família) dois dos seguintes lugares:*Museu;*Sede do Corpo de Bombeiros;*Estaçõo de tratamento de água;*Um monumento;*Sede da Polícia;*Uma fábrica.
7 – Decorar Salmo 48:14.

quarta-feira, 25 de março de 2009

ESPECIALIDADES - LETRAS B e C

BÍBLIA I

Branco / Atividades Espirituais
1 – Possuir um bíblia, identificada com seu nome.

2 – Falar sobre o respeito que se deve ter pela Bíblia e como manuseá-la adequadamente.

3 – Dizer os nomes do primeiro e do último livro da Bíblia e quem os escreveu.

4 – Contar ou representar as seguintes histórias ou doutrinas bíblicas:*A criação;*Começo do pecado e da tristeza;*Jesus me ama hoje;*Jesus vem outra vez.

5 – Encontrar, ler e explicar três dos seguintes versos, que tratam do amor de Jesus:*João 3:16;*Salmo 91:11;*João 14:3;*Salmo 23:1;*Outro, a sua escolha.

6 – Fazer objetos e roupas típicas para representar uma história ou parábola da Bíblia.

7 – Usar uma caixa de areia com figurar ou um flanelógrafo para contar uma história bíblica de sua escolha.

BÍBLIA II



Branco / Atividades Espirituais
1 – Ter a especialidade de Bíblia I.
2 – Decorar e explicar quatro dos seguintes versos sobre viver para Jesus:*Êxodo 20:11-17;*Filipenses 4:13;*Filipenses 2:13;*I João 2:1 e 2;*Judas 24;*Apocalipse 22:14;*Outro verso, a sua escolha.
3 – Recitar em ordem todos os livros da Bíblia.
4 – Ler ou escutar os nove primeiros capítulos de Gênesis e fazer a lista cronológica das histórias contidas nelas.
5 – Contar ou representar as seguintes histórias da Bíblia:*Noé;*Abraão;*Moisés;*Daniel;*Davi;*Outra, de sua escolha.


CARPINTEIRO


Vermelho / Habilidades
1 – Explicar o que o carpinteiro faz.
2 – Escrever o que faz o carpinteiro nos seguintes versos:*Gênesis 6:14-16;*Êxodo 30:1-3;*II Samuel 5:11.
3 – Identificar as ferramentas básicas para trabalhar com madeira, explicar o que elas fazem e como cuidar delas.
4 – Mencionar três produtos que um carpinteiro pode fazer ou fabricar.
5 – Visitar um dos seguintes lugares:*Depôsito de madeira;*Carpintaria;*Marcenaria.
6 – Confeccionar um dos seguintes objetos de madeira, usando as ferramentas do carpinteiro::*Casinha ou comedouro de aves;*Porta chaves;*Porta guardanapos.
7 – Falar de Jesus como carpinteiro e como era Seu trabalho na carpintaria.


CESTEIRO



Azul/Habilidades
1 – Explicar o uso dos diferentes tipos de cesta.
2 – Mencionar os diversos tipos de cestas que podem existir numa casa e quais as suas utilidades.
3 – Conhecer as ferramentas e materiais que um cesteiro usa.
4 – Descrever como se prepara os materiais para fazer uma cesta.
5 – Fazer uma cesta com fibra verde natural, vime ou de outro material comum em sua região.
6 – Decorar uma cesta que se possa usar para: costura, guardar os livros do culto doméstico, flores ou frutas.
7 – Fazer ou decorar cestinhas para dar de presente.

CICLISTA


Vermelho / Habilidades
1 – Ter a especialidade de Segurança no Trânsito.
2 – Demonstrar:a-Como manter a bicicleta limpa;b-Sua habilidade de andar de bicicleta com segurança;c-Seu conhecimento dos principais sinais de trânsito, especialmente os que servem para ciclistas; d-Como cuidar de uma bicicleta
3 – Participar de uma atividade com outras bicicletas.
4 – Fazer um passeio ciclístico de 3 quilômetros.



COLECIONADOR


Vermelho / Habilidades
1 – Explicar o que faz um colecionador.
2 – Dizer cinco artigos que comumente as pessoas colecionam hoje em dia.
3 – Escutar o que um colecionador adulto diz sobre a coleção dele.
4 – Participar de um grupo de colecionadores mirins, contribuindo com alguns objetos, destinado à coleção comum do grupo.
5 – Participar de uma exposição de coleções pessoais, dispondo os objetos devidamente e bem identificados.
6 – Mostrar e explicar algo que aprendeu sobre suas coleções durante a exposição.
7 – Mostrar habilidade em classificar, catalogar e identificar itens dentro de uma coleção.

COMPUTADORES



Vermelho / Habilidades
1 – Explicar o propósito de cada componente:*Sistema de computação;*Monitor / tela;*"Mouse";*Teclado;*Processador central;*Disco rígido;*"Scanner";*"CD ROM";*"Modem";*Impressora;*Placa de rede;*Disquete.
2 – Saber em que os computadores podem servir:*Documentos;*Centro de informações;*Operações / contas;*Comunicações diversas;*Pesquisa;*Entretenimento.
3 – Fazer um dos seguintes trabalhos:*Escrever e imprimir um bilhete de agradecimento;*Brincar com um joguinho educativo.
4 – Fazer uma das seguintes atividades:*Visitar um escritório e observar como os computadores ajudam no desempenho dos trabalhos;*Assistir uma apresentação de um especialista em computadores demonstrando o que há de mais moderno nesta área.
5 – Conhecer bem o teclado:Mostrar a posição correta das mãos no teclado;Explicar porque a posição correta das mãos é importante.
6 – Usar um programa elementar para digitar textos e demonstrar conhecê-lo.

CORTESIA

Amarelo / Atividades Domésticas
1 – Explicar o que é cortesia e o que significa ser cotes.
2 – Descrever e explicar a Regra de Ouro.
3 – Saber servir-se:*Demonstrar que conhece boas maneira à mesa;*Saber pedir e passar os alimentos corretamente;*Pedir licença antes de sair da mesa.
4 –*Saber servir a outros;*Pôr a mesa de forma adequada.
5 – Comunicação:*Fazer uma ligação telefônica usando as boas maneiras apropriadas;*Dar um recado a um adulto;*Falar com um amigo;*Saber responder ao telefone de forma correta.
6 – Apresentação – ligando outras pessoas entre si:*Apresentar um adulto a um amigo;*Apresentar seu professor a um outro adulto.
7 – Contar uma experiência sua, envolvendo boas maneira e como se sentiu:*Quando um adulto foi cortês com você;*Quando você foi cortês com outra pessoa.
8 – Mostrar atitudes corteses nas seguintes situações:*Pedir algo para beber;*Dizer obrigado ao receber favores;*Pedir desculpar por alguma falha sua;*Cumprimentar alguém.
9 –*Dar a vez aos outros sem resmungar;*Dar assento aos idosos, deficientes ou gestantes.
10 – Fazer uma boa ação diária:*Fora de casa;*Dentro de casa.


CRÍTICO DE MÍDIA




Azul / Artes
1 – Explicar o que um crítico de mídia faz. Dar quatro exemplos.
2 – Enumerar e explicar, pelo menos três princípios cristãos que o ajudam a formar bons hábitos de leitura, e a escolher o que assistir e escutar.
3 – Escrever um relatório sobre os programas de TV assistidos ou os programas de rádio ou CD ouvidos em sua casa por duas semanas. Analisar e classificar se são programas cristocêntricos ou seculares.
4 – Fazer uma das seguintes atividades com um adulto, fazendo ao final, um comentário crítico:*Ver televisão;*Ler uma história;*Escutar uma gravação.
5 – Analisar como um "crítico de mídia", o valor de cada um dos itens anteriores, de acorde com as orientações de Filipenses 4:8.
6 – Junto com um adulto, use um guia de TV e uma lista de livros cristãos para escolher o que lerá ou verá na próxima semana.
7 – Ouvir o começo de uma história curta contada ou lida por seu professor, e você deverá completar a história ou criar seu final.


CULTURA FÍSICA



Vermelho / Habilidades
1 – Enumerar, pelo menos, quatro coisas que contribuem para a cultura física.
2 – Demonstrar como se faz o alongamento adequado de três regiões do corpo: (manter a posição de alongamento por pelo menos 15 segundos):*Pernas;*Costas;*Braço / ombros.
3 – Fazer três dos seguintes movimentos:*Correr ou caminhar rápido por 500 metros;*Salto em altura – registrar a melhor de quatro tentativas;*Pular corda por dois minutos sem parar.
4 – Participar em duas das seguintes atividades, tomando os devidos cuidados:*Corrida com obstáculos simples (para saltar e contornar);*Salto de sapo (agachado);*Corrida com subida.
5 – Demonstre sua habilidade para fazer três dos seguintes movimentos:*Caminhar para traz em círculo;*Sentar e levantar 10 vezes sem parar;*Fazer três cambalhotas seguidas;*Pendurar-se numa barra horizontal com as mãos e os joelhos.
6 – Participar de um esporte coletivo e organizado que envolve exercício físico.
7 – Participar de uma prova física compatível com você, promovido pelo Clube ou pelo município.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Socorro! É impossível educar meu filho.



Mediante as dificuldades cotidianas de se educar os filhos, vê-se a necessidade de agir com maior rigor, utilizando-se de um planejamento a ser compreendido e discutido entre todos aqueles que convivem com as crianças. É importante criar um método que ajude no processo educacional dos filhos. Não obstante, agir organizadamente traz mais harmonia para dentro dos lares, além de gerar a gostosa sensação de se estar cumprindo a vital missão: educar o ser humano para uma vida mais plena.


Faz-se necessária a lembrança de que a educação infantil deve acontecer em casa, e que à escola compete a formação acadêmica, acrescida de alguns valores. Portanto, é um casamento de forças educacionais e não um jogo de empurra-empurra, no qual a criança deixa de ser educada e de quebra sente-se um transtorno. A educação leva tempo, não ocorre da noite para o dia. Ela é um processo. Não somos máquinas programáveis, somos gente, que necessita de desenvolvimento e maturidade para tornar a vida melhor.


Os últimos tempos têm dado amostras de resultados desastrosos de uma educação com baixos limites em sua estrutura, além da bola-de-neve dos relacionamentos ruins que são desenvolvidos, parte como conseqüência deste equívoco. Contudo, a natureza é especial, e as possibilidades favoráveis são ilimitadas. Para aqueles que despertam com nova esperança em seus corações, encontrarão força para fazer a diferença, de seu jeito particular, próprio de cada família.


Destacam-se alguns pontos-chave no processo de educação. Eles determinam o grau de êxito em cada caso. São o sacrifício, acordo, objetivos, conhecimento, paciência, firmeza e perseverança. Acrescente outros itens que desejar e melhore ainda mais este encontro de boa vontade na educação dos filhos.


1. SACRIFÍCIO: A tarefa da Educação requer sacrifícios como o da paciência, perseverança e firmeza. Tudo tem um preço na vida. Compreender o resultado do sacrifício ajuda a tornar o custo mais leve. Há tempos as pessoas evitam os sacrifícios, cujo termo significa: privação de coisa apreciada.


2. ACORDO: Todos os cuidadores precisam conhecer e estar de acordo, e agir em parceria. Assim, a força estará concentrada na união e na aprovação sobre a forma de se educar, em comum acordo. A criança percebe o conjunto coerente.


3. OBJETIVOS: Estas tarefas de Educação visam a educar a criança e, conseqüentemente, trazem mais harmonia para o lar. Todos devem ter conhecimento acerca do que se pretende com a educação.


4. CONHECIMENTO: A criança, a partir de 2 anos de idade aproximadamente, testará e contestará os pais, utilizando-se da famosa birra (choro, esperneação, etc) como instrumento para esta finalidade “Quem não chora, não mama”.


5. PACIÊNCIA: Sem a paciência desistimos de nossos projetos, com ela, nos alimentamos diariamente, dando forças para a firmeza.


6. FIRMEZA: Manter a prática firme da educação e criar o seu hábito levam a consistência e a segurança da criança. Lembre-se que o tempo gera o hábito. O hábito gera economia.


7. PERSEVERANÇA: No dia.a.dia é que se constrói a educação, portanto, a sua manutenção persistente é fundamental. A constância permite um resultado bem melhor.


Vale lembrar a questão humana presente na vida familiar: o quanto se está envolvido com os filhos e as influências causadas nos pais em virtude de seus comportamentos. Ou seja, tolera-se ou não certos comportamentos infantis de acordo com algumas experiências passadas dos pais, tais como o choro, as dificuldades, etc. Os pais podem estar “cegos” mediante certos comportamentos dos filhos. A história de vida é singular. Cada um tem a sua, inclusive a criança. Misturar as estações só dificultará o processo educacional, e de convivência. Não é tarefa fácil, todavia vale a pena.


Outra questão é o sentimento de culpa é comum nos pais, em virtude do pouco tempo que passam juntos com os seus filhos, pelo baixo ânimo e paciência que oferecem após um dia de exaustivo trabalho, além do acúmulo de noites mal dormidas, etc. No entanto, a culpa apenas dificulta a educação, diminuindo as chances de se praticar o que é necessário. Os pais acabam invertendo as prioridades, dão o que não deve, a exemplo dos presentes. Não compre os filhos com coisas, compartilhe educação.


Algumas regras colaboram no processo da educação infantil:
1. Estar disposto a certos sacrifícios.
2. Manter comunicação constante. As conversas fazem parte da educação.
3. Não atender as birras, mas aos pedidos.
4. Expor à criança que só será atendida se pedir em tom de voz normal.
5. Evite usar os personagens de televisão para amedrontar ou punir os filhos, faz mais sentido alegar que são os pais ou cuidadores que estão educando.
6. Não voltar atrás.
7. Oferecer algum tempo diário para se dedicar aos filhos, carinho, brincadeiras, etc.
8. Evite a contradição entre o que é dito pelos pais. A criança se sente confusa e dividida.
9. Os pais são o modelo a ser seguido. Pense que tipo de modelo é o seu.
10. Não acredite que o tempo, por si só, dará jeito na situação. Não haveria sentido em existir a educação.


O pedido de socorro emitido pelos pais é compreensível, porém, a criança também grita por ajuda. A birra é uma forma de saciar os prazeres infantis, entretanto, quando atendida, ela agrada e ao mesmo tempo gera um mal estar na criança, que precisa de educação. Quando nos sentimos sem apoio (limites), a angústia é a sensação que expressa tais circunstâncias. O sacrifício de manter a educação é a luta diária que cabe aos pais, e que tem como recompensa a boa formação. Sacrifício requer uma cota de entrega. Em Efésios 5:2, temos: “e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave”.


Pense profundamente sobre a entrega que deseja empreender. O método que persiste é aliviado pelo tempo. A criança aprende e cria os seus mecanismos próprios. Creia nela e em suas possibilidades de educação.


Retirado do site http://www.cadadia.net/


Fonte: Armando Correa de Siqueira Neto é psicólogo, professor e mestre em Liderança. Co–autor dos livros Gigantes da Motivação, Gigantes da Liderança e Educação

Getsêmani - Leonardo Gonçalves

Um Futuro Bem Melhor - Melissa Barcelos

Jesus, nosso pastor







Tributo ao Amor

domingo, 22 de março de 2009

ESPECIALIDADES - LETRA A



ACAMPANTE


Vermelho / Habilidades

1 - Acampar, pelo menos, uma noite, e dedicar tempo para desfrutar da natureza (árvores, flores, estrelas, pássaros, insetos, etc.), em um acampamento diferente do utilizado para cumprir o requisito 2.
2 - Acampando com o restante do Clube ou com a família, ajudar a montar, desmontar e limpar uma barraca e dormir nela todas as noites. Este acampamento deve ser realizado em data diferente do utilizado para cumprir o requisito 1.
3 - Saber indicar os pontos cardeais, orientando-se pelos corpos celestes.
4 - Conhecer as regras de segurança para acampar e para fogueiras.
5 - Ajudado por um adulto, fazer uma fogueira ao ar livre.
6 - Ajudar um adulto a preparar uma refeição na fogueira (ou num fogão a lenha) e comer do alimento que preparou


AMIGO DE JESUS

Branco / Atividades Espirituais


1 – Contar a um amigo sobre Jesus e quão bom Ele é para você, apresentando, em seguida, por escrito, o nome do amigo, o que você falou e qual a reação dele.
2 – Convidar um amigo para ir, com você, assistir sua Escola Sabatina na igreja.
3 – Junto com um adulto, preparar uma pequena mensagem ou uma oração escrita para apresentar na sua classe de Escola Sabatina, reunião do Clube ou na escola.
4 – Visitar uma pessoa inválida ou idosa, de sua comunidade, para animá-la. Levar um cartão ou desenho feito por você.
5 – Dizer porque se deve tratar bem os animais.
6 – Assistir um batismo e explicar o que significa.
7 – Explicar o que significa ser amigo de Jesus e indicar cinco amigos de Jesus, mencionados na Bíblia.
8 – Saber (e fazer) as orações para refeições e antes de dormir.
9 – Ser amável e bondoso com sua família e amigos.
10 – Participar de um projeto de limpeza na comunidade.
11 – Participar de 3 atividades missionárias (inclusive recolta).


ATLETA



Vermelho / Habilidades

1 – Aprender sobre os Jogos Olímpicos da antigüidade e modernos. Contar a história de um herói olímpico moderno e de um herói olímpico da antigüidade.
2 – Apresentar o local e o ano das últimas cinco olimpíadas.
3 – Participar de uma prova típica das olimpíadas modernas, em um evento organizado por um órgão público, escola, Clube desportivo, academia, Clube, etc.
4 – Decorar II Tim. 4:7.
5 – Conhecer a história de pelo menos dois "atletas" bíblicos famosos, cujas habilidades seriam úteis nas olimpíadas de hoje.
6 – Conte para seu pai, mãe ou professor sobre o significado do texto de I Cor. 9:24-26.
7 – Explicar o que significam os cinco anéis do logotipo oficial dos jogos olímpicos.


AJUDANTE DO LAR




Amarelo / Atividades Domésticas

1 - Ajudar na realização de duas das seguintes tarefas domésticas, em pelo menos 3 datas diferentes:
Lavar roupa;
Preparar uma refeição;
Comprar alimentos;
Lavar louça.
2 - Arrumar sua cama e ajudar a limpar seu quarto por três semanas seguintes.
3 - Demonstrar habilidades em fazer duas das seguintes atividades:
a-Aspirar, sacudir ou limpar um tapete;
b-Tirar o pó dos móveis sem deixar cair objetos;
c-Varrer ou "passar pano" no chão.
4 - Levar o lixo para fora de casa por uma semana, separando os materiais recicláveis em embalagens identificadas e destinadas à coleta seletiva de lixo.
5 - Explicar como se faz o seguinte:
*Limpar os umbrais das janelas;
*Limpar teias de aranha do teto;
*Limpar os vidros das janelas;
*Lustrar objetos de madeira ou polir metais.
6 - Realizar uma das tarefas listadas no requisito anterior.