quarta-feira, 25 de março de 2009

ESPECIALIDADES - LETRAS B e C

BÍBLIA I

Branco / Atividades Espirituais
1 – Possuir um bíblia, identificada com seu nome.

2 – Falar sobre o respeito que se deve ter pela Bíblia e como manuseá-la adequadamente.

3 – Dizer os nomes do primeiro e do último livro da Bíblia e quem os escreveu.

4 – Contar ou representar as seguintes histórias ou doutrinas bíblicas:*A criação;*Começo do pecado e da tristeza;*Jesus me ama hoje;*Jesus vem outra vez.

5 – Encontrar, ler e explicar três dos seguintes versos, que tratam do amor de Jesus:*João 3:16;*Salmo 91:11;*João 14:3;*Salmo 23:1;*Outro, a sua escolha.

6 – Fazer objetos e roupas típicas para representar uma história ou parábola da Bíblia.

7 – Usar uma caixa de areia com figurar ou um flanelógrafo para contar uma história bíblica de sua escolha.

BÍBLIA II



Branco / Atividades Espirituais
1 – Ter a especialidade de Bíblia I.
2 – Decorar e explicar quatro dos seguintes versos sobre viver para Jesus:*Êxodo 20:11-17;*Filipenses 4:13;*Filipenses 2:13;*I João 2:1 e 2;*Judas 24;*Apocalipse 22:14;*Outro verso, a sua escolha.
3 – Recitar em ordem todos os livros da Bíblia.
4 – Ler ou escutar os nove primeiros capítulos de Gênesis e fazer a lista cronológica das histórias contidas nelas.
5 – Contar ou representar as seguintes histórias da Bíblia:*Noé;*Abraão;*Moisés;*Daniel;*Davi;*Outra, de sua escolha.


CARPINTEIRO


Vermelho / Habilidades
1 – Explicar o que o carpinteiro faz.
2 – Escrever o que faz o carpinteiro nos seguintes versos:*Gênesis 6:14-16;*Êxodo 30:1-3;*II Samuel 5:11.
3 – Identificar as ferramentas básicas para trabalhar com madeira, explicar o que elas fazem e como cuidar delas.
4 – Mencionar três produtos que um carpinteiro pode fazer ou fabricar.
5 – Visitar um dos seguintes lugares:*Depôsito de madeira;*Carpintaria;*Marcenaria.
6 – Confeccionar um dos seguintes objetos de madeira, usando as ferramentas do carpinteiro::*Casinha ou comedouro de aves;*Porta chaves;*Porta guardanapos.
7 – Falar de Jesus como carpinteiro e como era Seu trabalho na carpintaria.


CESTEIRO



Azul/Habilidades
1 – Explicar o uso dos diferentes tipos de cesta.
2 – Mencionar os diversos tipos de cestas que podem existir numa casa e quais as suas utilidades.
3 – Conhecer as ferramentas e materiais que um cesteiro usa.
4 – Descrever como se prepara os materiais para fazer uma cesta.
5 – Fazer uma cesta com fibra verde natural, vime ou de outro material comum em sua região.
6 – Decorar uma cesta que se possa usar para: costura, guardar os livros do culto doméstico, flores ou frutas.
7 – Fazer ou decorar cestinhas para dar de presente.

CICLISTA


Vermelho / Habilidades
1 – Ter a especialidade de Segurança no Trânsito.
2 – Demonstrar:a-Como manter a bicicleta limpa;b-Sua habilidade de andar de bicicleta com segurança;c-Seu conhecimento dos principais sinais de trânsito, especialmente os que servem para ciclistas; d-Como cuidar de uma bicicleta
3 – Participar de uma atividade com outras bicicletas.
4 – Fazer um passeio ciclístico de 3 quilômetros.



COLECIONADOR


Vermelho / Habilidades
1 – Explicar o que faz um colecionador.
2 – Dizer cinco artigos que comumente as pessoas colecionam hoje em dia.
3 – Escutar o que um colecionador adulto diz sobre a coleção dele.
4 – Participar de um grupo de colecionadores mirins, contribuindo com alguns objetos, destinado à coleção comum do grupo.
5 – Participar de uma exposição de coleções pessoais, dispondo os objetos devidamente e bem identificados.
6 – Mostrar e explicar algo que aprendeu sobre suas coleções durante a exposição.
7 – Mostrar habilidade em classificar, catalogar e identificar itens dentro de uma coleção.

COMPUTADORES



Vermelho / Habilidades
1 – Explicar o propósito de cada componente:*Sistema de computação;*Monitor / tela;*"Mouse";*Teclado;*Processador central;*Disco rígido;*"Scanner";*"CD ROM";*"Modem";*Impressora;*Placa de rede;*Disquete.
2 – Saber em que os computadores podem servir:*Documentos;*Centro de informações;*Operações / contas;*Comunicações diversas;*Pesquisa;*Entretenimento.
3 – Fazer um dos seguintes trabalhos:*Escrever e imprimir um bilhete de agradecimento;*Brincar com um joguinho educativo.
4 – Fazer uma das seguintes atividades:*Visitar um escritório e observar como os computadores ajudam no desempenho dos trabalhos;*Assistir uma apresentação de um especialista em computadores demonstrando o que há de mais moderno nesta área.
5 – Conhecer bem o teclado:Mostrar a posição correta das mãos no teclado;Explicar porque a posição correta das mãos é importante.
6 – Usar um programa elementar para digitar textos e demonstrar conhecê-lo.

CORTESIA

Amarelo / Atividades Domésticas
1 – Explicar o que é cortesia e o que significa ser cotes.
2 – Descrever e explicar a Regra de Ouro.
3 – Saber servir-se:*Demonstrar que conhece boas maneira à mesa;*Saber pedir e passar os alimentos corretamente;*Pedir licença antes de sair da mesa.
4 –*Saber servir a outros;*Pôr a mesa de forma adequada.
5 – Comunicação:*Fazer uma ligação telefônica usando as boas maneiras apropriadas;*Dar um recado a um adulto;*Falar com um amigo;*Saber responder ao telefone de forma correta.
6 – Apresentação – ligando outras pessoas entre si:*Apresentar um adulto a um amigo;*Apresentar seu professor a um outro adulto.
7 – Contar uma experiência sua, envolvendo boas maneira e como se sentiu:*Quando um adulto foi cortês com você;*Quando você foi cortês com outra pessoa.
8 – Mostrar atitudes corteses nas seguintes situações:*Pedir algo para beber;*Dizer obrigado ao receber favores;*Pedir desculpar por alguma falha sua;*Cumprimentar alguém.
9 –*Dar a vez aos outros sem resmungar;*Dar assento aos idosos, deficientes ou gestantes.
10 – Fazer uma boa ação diária:*Fora de casa;*Dentro de casa.


CRÍTICO DE MÍDIA




Azul / Artes
1 – Explicar o que um crítico de mídia faz. Dar quatro exemplos.
2 – Enumerar e explicar, pelo menos três princípios cristãos que o ajudam a formar bons hábitos de leitura, e a escolher o que assistir e escutar.
3 – Escrever um relatório sobre os programas de TV assistidos ou os programas de rádio ou CD ouvidos em sua casa por duas semanas. Analisar e classificar se são programas cristocêntricos ou seculares.
4 – Fazer uma das seguintes atividades com um adulto, fazendo ao final, um comentário crítico:*Ver televisão;*Ler uma história;*Escutar uma gravação.
5 – Analisar como um "crítico de mídia", o valor de cada um dos itens anteriores, de acorde com as orientações de Filipenses 4:8.
6 – Junto com um adulto, use um guia de TV e uma lista de livros cristãos para escolher o que lerá ou verá na próxima semana.
7 – Ouvir o começo de uma história curta contada ou lida por seu professor, e você deverá completar a história ou criar seu final.


CULTURA FÍSICA



Vermelho / Habilidades
1 – Enumerar, pelo menos, quatro coisas que contribuem para a cultura física.
2 – Demonstrar como se faz o alongamento adequado de três regiões do corpo: (manter a posição de alongamento por pelo menos 15 segundos):*Pernas;*Costas;*Braço / ombros.
3 – Fazer três dos seguintes movimentos:*Correr ou caminhar rápido por 500 metros;*Salto em altura – registrar a melhor de quatro tentativas;*Pular corda por dois minutos sem parar.
4 – Participar em duas das seguintes atividades, tomando os devidos cuidados:*Corrida com obstáculos simples (para saltar e contornar);*Salto de sapo (agachado);*Corrida com subida.
5 – Demonstre sua habilidade para fazer três dos seguintes movimentos:*Caminhar para traz em círculo;*Sentar e levantar 10 vezes sem parar;*Fazer três cambalhotas seguidas;*Pendurar-se numa barra horizontal com as mãos e os joelhos.
6 – Participar de um esporte coletivo e organizado que envolve exercício físico.
7 – Participar de uma prova física compatível com você, promovido pelo Clube ou pelo município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário